sexta-feira, 8 de março de 2013

LA Times: Spring Breakers é uma grande desorientada festa

Harmony Korine emprega seu típico estilo travesso na história da pequena cidade dos estudantes que recorrem ao roubo. James Franco, Selena Gomez, Vanessa Hudgens e Ashley Benson estrelam o filme.


Continua a ser pensado se “Spring Breakers” acaba por ser um dos filmes do ano, mas é sem dúvida um filme desse momento. Ele tem sido uma fonte de grande interesse desde primeiro tiroteio começou por volta de St. Pete Beach, na Flórida na última primavera, como imagens começaram a surgir através de paparazzis e da mídia social de jovens estrelas como Selena Gomez, Vanessa Hudgens e Ashley Benson.
Parecendo ser parte de atrevidas travessuras em spring breakers, elas foram vistas andando em scooters, brincando na praia e sendo levadas em biquínis e algemadas. A energia caótica da atmosfera de um parque de diversões, onde às vezes paparazzis invadem a privacidade, era algo que o escritor-diretor Harmony Korine percebeu que tinha que capturar no filme em si.
A narrativa fragmentada do filme – o que Korine chama de “narrativa líquida” – juntamente com imagens e diálogos aparentemente pronta para a cultura do Twitter/Tumblr/Instagram, torna o filme engajado com a incerteza, as complicações e comunicação de agora.
O filme tem uma estrutura desorientadora que adquire uma coloração narcótica, como a história segue quatro estudantes universitárias de cidades pequenas que financiam sua viagem de festa primavera com um assalto, colocando-as fora em uma onda de crimes que não para. Com o seu soundtrack feito pelo músico eletrônico Skrillex, e “Drive” de compositor Cliff Martinez, Korine descreve “Spring Breakers”, como “como uma canção pop violento que bate na sua cabeça e desaparece na noite.”
“Eu queria que isso funcionasse em ambos os sentidos“, explicou Korine, em Los Angeles, ainda com o espírito de um palhaço mesmo que ele agora seja um homem de 40 anos que é pai e vive casado em Nashville. “Eu queria fazer um filme que falasse sobre uma cultura de superfícies, e o filme é sobre como as coisas são e parecem ser, e um certo tipo de público pode reagir e aproveitar somente a superfície. Mas, então, o verdadeiro sentido, a patologia , é o resíduo daquilo.”
O filme tem sua estréia nos EUA neste fim de semana, como parte do festival South by Southwest e abre em Los Angeles e em Nova York no dia 15 de março à frente de um lançamento nacional.
“Spring Breakers” é o mais novo filme do terrível Korine, mais conhecido pelos confrontos, transgressivos filmes dos anos 90 “Kids” e “Gummo”, que fez dele uma celebridade do submundo alternativo. Depois de alguns anos longe do cinema tivemos em 1999 “Julien Donkey-Boy”, um chocante conto de esquizofrenia, ele ressurgiu com o filme lírico de 2007 “Mister Lonely”, sobre uma colônia de imitadores de celebridades, e em 2009 voltou com “Trash Humpers”, sobre um saqueadores grupo de idosos.
Korine agora faz uma jogada improvável para a acessibilidade dominante mantendo sua borda. Com um elenco que inclui jovens estrelas como Gomez, Hudgens e Benson, o filme também conta com o sempre ocupado James Franco como um personagem extravagante chamado Alien, sua esposa Korine, Rachel, o rapper Gucci Mane e para uma boa média a estrela de “Glee” Heather Morris em um pequeno papel.
O filme, feito para cerca de US $5 milhões, estreou no último outono em prestigiados festivais de Veneza e Toronto. Depois de uma primeira exibição pública energizada em Toronto – o estouro da multidão em aplausos quando o sucesso de Britney Spears “Everytime” começou a tocar – a maioria das perguntas da platéia de jovens fãs das estrelas foram ao longo da perplexidade curiosa, em variações de “o que era isso?”
“Eu acho que o que é interessante sobre o Harmony é que ele quer aquela reação“, disse Gomez, ao lado de Hudgens e Benson em Los Angeles depois de uma recente turnê europeia com o filme. “Então, de uma forma que é o que esperamos.”
Na conversa, o trio – todos os envolvidos no filme parece apenas chama-las de “as meninas” – tem o equilíbrio que se poderia esperar. Gomez e Hudgens vêm da escola Disney e Benson é uma das protagonistas da popular série do canal ABC Family, “Pretty Little Liars”. Elas têm um Twitter quem juntando todos os seguidores é mais ou menos equivalente à população da Holanda, e ainda elas parecem relutantes em se envolver em como o filme se manobra com o poder da sua fama para seus próprios fins.
Com suas atrizes atuando fora do comum, os métodos exploratórios de Korine as pressionaram em todas as direções improváveis. Depois de Gomez realizar uma cena emocionalmente desgastante com as outras atrizes, Korine a puxou para o quarto dos fundos do salão de bilhar decadente que estava usando como um local para uma cena que ela não tinha tido conhecimento.
“Houve momentos reais lá“, disse Gomez da cena em que o rapper gangster Franco tenta convencer sua personagem a ficar, usando manipulação emocional de traficante de rua. “A forma como ele estava reagindo realmente me assustou.”
Para a sua parte, Rachel Korine, 26, reconhece que ela era uma espécie de mãe para as outras atrizes. “Eu queria que elas soubessem que poderiam confiar em Harmony“, disse ela. “Eu queria que elas se sentissem protegidas e seguras e de que não houveriam erros. Eu definitivamente senti que estava lá para ajudar.”
No que pode se tornar cena mais famosa do filme, depois que o personagem de Franco, Alien, faz um discurso longo sobre tudo que fez e adquiriu, Benson e a personagem de Hudgens viram o jogo em um momento eletrizante onde elas brandem armas de uma maneira sexualmente carregada.
“Ele só queria nos pressionar, em seguida, pressionar ainda mais“, disse Hudgens sobre a direção de Korine para a cena, que começou a tomar forma nos ensaios, mas foi para lugares surpreendentes durante as filmagens.
“Eu não achei que eu iria fazer nada daquilo“, disse Benson. “Eu fiquei chocada, e quando eu vi aquela cena eu fiquei tipo, ‘Oh, meu Deus’.”
“Spring Breakers” está entre os lançamentos iniciais da distribuidora A24, que parece estar monopolizando o mercado de filmes que trabalham na intersecção da casa de arte e audiências jovens, incluindo “Ginger & Rosa”, estrelado por Elle Fanning, “The Bling Ring” de Sofia Coppola e o novo hit do Sundance “The Spectacular Now”.
Somando o ar de antecipação em torno do filme, a financiadora de Hollywood Megan Ellison adicionou Korine para a sua lista de cineastas, que inclui a moderna Kathryn Bigelow e Paul Thomas Anderson. Ellison entrou como produtora executiva, depois de ver o filme terminado à frente de sua estréia mundial.
Se “Trash Humpers” de Korine parecia ter nascido da ansiedade do volume de negócios geracional e cultural, “Spring Breakers” vem do lugar da juventude e novidade, uma celebração do perigo e da criatividade de ruptura, embora visto da perspectiva de fora do próximo do diretor de meia-idade.
“Se eu pudesse te explicar, dizer isso é como me sinto e porque, eu provavelmente não iria fazer o filme“, disse Korine. “O que eu estou tentando mostrar é que é isto o que eu sinto. Estas são as minhas impressões. Que eu não estou de luto do passado. Sinto que é mais criativo agora, mais emocionante agora, a possibilidade“, disse ele, antes exultando: “É mais estranho agora do que sempre foi.“


A matéria também trouxe uma nova foto que você pode conferir, em alta qualidade, logo abaixo:


POSTADO POR:VICKIÉÈH - - 

Nenhum comentário: